Depois que o fotografo concluiu o seu filme , dentro do rolo conterá imagens
latentes que devem ser ampliadas e estabilizadas para produzir um negativo que possa ser revelado e visto à luz refletida. No filme preto e branco, os grãos
de haleto de prata são revestidos por uma ou duas camadas.
No escuro, tire o filme do carretel ou do rolo: com o filme de 35mm, corte o adesivo.Para carregar o aspiral , curve ligeralmente o filme entre o dedo polegar e o indicador e introduza a ponta sob a lingueta do filme no meio da aspiral. Depois empurre delicadamente o filme do modo que ele não sobre. O filme deve então receber um leve pressão sobre a borda mas não mais do que o necessário para deslizar o rolo nas rachaduras.é importante que o filme não seja dobrado, apertado ou quebrado. A ssim que as aspirais estiverem carregadas, coloque-as na haste de suspensão em forma de T e mergulhe as na água da prá lavagem pó pelo menos 30 segundos. Depois trasfira para o tanque revelador e feche bem , agora a luz pode ser acessa , bata levemente o tanque contra a pia para remover as bolhas e agita ló continuamente por 30 segundos. No final da revelação .
No escuro, tire o filme do carretel ou do rolo: com o filme de 35mm, corte o adesivo.Para carregar o aspiral , curve ligeralmente o filme entre o dedo polegar e o indicador e introduza a ponta sob a lingueta do filme no meio da aspiral. Depois empurre delicadamente o filme do modo que ele não sobre. O filme deve então receber um leve pressão sobre a borda mas não mais do que o necessário para deslizar o rolo nas rachaduras.é importante que o filme não seja dobrado, apertado ou quebrado. A ssim que as aspirais estiverem carregadas, coloque-as na haste de suspensão em forma de T e mergulhe as na água da prá lavagem pó pelo menos 30 segundos. Depois trasfira para o tanque revelador e feche bem , agora a luz pode ser acessa , bata levemente o tanque contra a pia para remover as bolhas e agita ló continuamente por 30 segundos. No final da revelação .
No final da
revelação , apague as luzes tire as espirais do tanque e passe-as para o
interruptor . elas devem ser agitadas mais vigorosamente por cerca de 30 segundos : depois escorridas
e passadas para o fixador . O banho interruptor e fixador podem ser feitos em
tanques de filmes em rolo separados ou em
tanques de filmes planos se forem
fundos o bastante para cobrir as espirais se o tanque ficar aberto você pode
fazer agitação erguendo e mergulhando as espirais delicadamente nas duas
soluções . com um tanque fechado é
melhor usar o tipo de agitação
semelhante a usada na revelação . preste a tenção a agitação tanto no banho
interruptor quanto no fixador e certifique-se de não expor o filme a luz até
que tenha passado 2 ou 3 minutos no fixador.
Para terminar, terá uma imagem negativa
da cena original. É um negativo no sentido de que está mais escuro (tem
a densidade mais alta de átomos de prata escurecida) na área que
recebeu mais exposição de luz. Nos lugares que não receberam luz, o
negativo não tem átomos de prata e permanece claro. Para tornar a imagem
positiva - reconhecível para nós - é necessário imprimir o negativo em
outro material sensível à luz (em geral, papel fotográfico).
Nesse processo de revelação, a gelatina
aglutinante desempenhou um papel importante. Ela dilatou, permitindo
que os produtos químicos do processamento retivessem os grãos de haleto
de prata. Esse processo de dilatação é vital para o movimento dos
produtos químicos e reação através das camadas de um filme fotográfico.
Até agora, ninguém encontrou um substituto apropriado para a gelatina
nos produtos fotográficos.
Fonte;livro, ANSEL ADAMS - O FILME
http://ciencia.hsw.uol.com.br/filme-fotografico7.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/filme-fotografico7.htm
ULBRA 2013/1 - FERNANDO PIRES
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