terça-feira, 25 de junho de 2013

U_P&B - FILME

                Depois que o fotografo concluiu o seu filme , dentro do rolo conterá  imagens latentes que devem ser ampliadas e estabilizadas para produzir um negativo que possa ser revelado e visto à luz refletida.                 No filme preto e branco, os grãos de haleto de prata são revestidos por uma ou duas camadas.
                 
          No escuro, tire o filme do carretel ou do rolo: com o filme de 35mm, corte o adesivo.Para carregar o aspiral , curve ligeralmente o filme entre o dedo polegar e o indicador e introduza a ponta sob a lingueta do filme no meio da aspiral. Depois empurre delicadamente o filme do modo que ele não sobre. O filme deve então receber um leve pressão sobre a borda mas não mais do que o necessário para deslizar o rolo nas rachaduras.é importante que o filme não seja dobrado, apertado ou quebrado. A ssim que as aspirais estiverem carregadas, coloque-as na haste de suspensão em forma de T e mergulhe as na água da prá lavagem    pelo menos 30 segundos. Depois trasfira para o tanque revelador e feche bem , agora a luz pode ser acessa , bata levemente o tanque contra a pia para remover as bolhas e agita ló continuamente por 30 segundos.  No final da revelação .
  No final da revelação , apague as luzes tire as espirais do tanque e passe-as para o interruptor . elas devem ser agitadas mais vigorosamente  por cerca de 30 segundos : depois escorridas e passadas para o fixador . O banho interruptor e fixador podem ser feitos em tanques de filmes em rolo separados ou em  tanques de filmes planos  se forem fundos o bastante para cobrir as espirais se o tanque ficar aberto você pode fazer agitação erguendo e mergulhando as espirais delicadamente nas duas soluções . com um tanque  fechado é melhor  usar o tipo de agitação semelhante a usada na revelação . preste a tenção a agitação tanto no banho interruptor quanto no fixador e certifique-se de não expor o filme a luz até que tenha passado 2 ou 3 minutos no fixador.   
                  Para terminar, terá  uma imagem negativa da cena original. É um negativo no sentido de que está mais escuro (tem a densidade mais alta de átomos de prata escurecida) na área que recebeu mais exposição de luz. Nos lugares que não receberam luz, o negativo não tem átomos de prata e permanece claro. Para tornar a imagem positiva - reconhecível para nós - é necessário imprimir o negativo em outro material sensível à luz (em geral, papel fotográfico).
                  Nesse processo de revelação, a gelatina aglutinante desempenhou um papel importante. Ela dilatou, permitindo que os produtos químicos do processamento retivessem os grãos de haleto de prata. Esse processo de dilatação é vital para o movimento dos produtos químicos e reação através das camadas de um filme fotográfico. Até agora, ninguém encontrou um substituto apropriado para a gelatina nos produtos fotográficos.


    Fonte;livro, ANSEL ADAMS - O FILME
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/filme-fotografico7.htm
    ULBRA 2013/1 - FERNANDO PIRES 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário