quarta-feira, 28 de novembro de 2012

U_EDI_RICHARD AVEDON - vida e obras.


               Fotógrafo russo,  estudou filosofia, por um breve período, e tornou-se (em 1941) Co-editor da revista The Magpie. Cumpriu o serviço militar entre 1942 e 1944.
             Em 1945 tornou-se fotógrafo da Harper's Bazaar, e até ao fim da década fotografou também para a Theatre Arts e para a revista Vogue.
             Em 1957 trabalhou na fotografia e foi consultor visual do filme "Funny Face" de Stanley Donen, nomeado para 4 Oscar’s da Academia de Hollwood.Esta colaboração não foi casual, pois o filme é baseado na carreira de Avedon.
             Seu trabalho esteve exposto no instituto Smithsonian em Washington no início da década de 1960, após fotografar o movimento sulista dos direitos civis em 1963, tornou-se fotógrafo da revista Vogue, à qual se manteve fiel durante mais 34 anos.
              Em 1989 recebeu um Certificado de Reconhecimento atribuido pela Universidade de Harvard, e durante a década de ’90, continuou a trabalhar, e a expor em diversos sítios recebendo inúmeros prêmios de carreira e de mérito. Em ’93 publicou uma autobiografia, e no ano seguinte o livro "Evidence", vencedor do prêmio de melhor livro de fotografia do ano. Neste mesmo ano, recebe também um Doutoramento Honorário da Parsons School of Design em Nova Iorque.
              No novo milênio, Avedon continua a receber prêmios em todo o mundo com uma regularidade impressionante. Publica em 2001 o livro "Richard Avedon: Made in France" e continua a ser alvo de inúmeras exposições baseadas no seu trabalho recente e nos seus trabalhos mais antigos.
               Avedon Morre em 2003, no ano seguinte a sua morte  é criada uma fundação (The Richard Avedon Foundation)   para garantir que a visão do fotógrafo é salva e guardada.                 
                 O trabalho de  Richard Avedon é quase exclusivamente constituído por retratos, também a composição das suas imagens é comum a quase todo o seu trabalho. Com manchas completamente contrastantes, as apresentam um fundo simples, normalmente um cenário branco ou cinzento, com a imagem de uma pessoa em primeiro plano. Esse dualismo do complexo sobre o simples, torna as imagens de Avedon mais interessantes e valoriza a concentração no personagem. Quase sempre, os personagens dos seus trabalhos encontram-se de frente para a câmara, em pé, centados ou ligeiramente descentrados, e a meio de qualquer movimento ou expressão. Assim, Avedon utiliza com extrema frequência planos americanos, planos médios, e grandes planos, dependendo do sujeito, sendo que são extremamente raras as utilizações de um plano geral, que não seja para captar um grupo de pessoas, nas mesmas condições de estúdio que os seus retratos individuais.

FOTOS POR RICHARD AVEDON 










Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Avedon
            http://pt.infobiografias.com/biografia/12541/Richard-Avedon.html  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário